Foto: Daltro Emerenciano
Gestores dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar – CIM-AMLAP, participaram na manhã desta sexta-feira (17), de uma assembleia geral extraordinária realizada no auditório da associação, onde foi apresentada a empresa Vera Cruz Ambiental, licitada para receber os resíduos sólidos gerados nos municípios consorciados. Também participaram da assembleia gestores de municípios que pretendem aderir ao CIM-AMLAP.
A mesa diretora do CIM-AMLAP foi composta pelo prefeito de Sãio Tomé, Babá Pereira – presidente do CIM-AMLAP – e pelo gestor do município de Espírito Santo, Fernando Teixeira, presidente da AMLAP.
Durante o encontro o presidente da AMLAP ressaltou a importância do Consórcio que reúne mais de trinta municípios na busca de soluções para a destinação correta dos resíduos sólidos na região, como também captar recursos para atender as demandas ambientais dos entes consorciados. Recentemente os presidentes Babá Pereira (CIM_- AMLAP) e Fernando Teixeira (AMLAP) estiveram em Brasília onde juntamente com outros gestores municipais mantiveram encontros com representantes da bancada federal do RN, dentre eles os senadores Styvenson Valentim, Rogério Marinho, os deputados federais General Girão, Robinson Faria, Paulinho Freire, Benes Leocádio e Sargento Gonçalves. Na capital do país os representantes da AMLAP asseguraram recursos na ordem de R$ 300 mil para construção de delegacias, além de peregrinarem pelos ministérios destravando convênios e buscando parcerias para os municípios potiguares.
De acordo com o presidente Fernando Teixeira, o município de Serra Caiada vai ser o primeiro ente federativo a construir uma sede para Polícia Civil com recursos do mandato do senador Styvenson Valentim, com contrapartida do município a doação do terreno.
Para o presidente Babá Pereira, a participação dos representantes dos municípios consorciados nas reuniões é de fundamental importância porque, de acordo com Babá, ” nas assembleias decisões são tomadas em favor dos municípios consorciados pela maioria das adesões”.
Ainda durante o encontro foi ressaltada a importância da perfurattriz conseguida por meio de uma articulação do senador Rogério marinho, quando ministro do Desenvolvimento. Para melhor atender os municípios na perfuração de poços tubulares a AMLAP está viabilizando em Brasília a destinação de recursos para aquisição de implementos para instalação dos poços, equipamentos que atualmente são bancados pelos municípios.
Após as explanações dos representantes do CIM-AMLAP, o diretor presidente da empresa Vera Cruz Ambiental, Caio Magno, apresentou as metodologias de logística da unidade receptora de resíduos sólidos sediada no município de Vera Cruz, no Agreste Potiguar.
Caio Magno ressaltou a dinâmica da empresa na realização de transbordo e recebimento dos resíduos produzidos nos municípios consorciados com o CIM-AMLAP, como também esclareceu dúvidas apresentadas pelos representantes dos municípios que serão beneficiados com a melhoria na destinação correta dos resíduos sólidos.
A assembleia foi assistida pela assesssoria jurídica da AMLAP, composta por profissionais vinculados ao Escritório de Advocacia Jales Costa Gomes/Gaspar, com sede na capital potiguar.
A assessoria jurídica discorreu sobre a legislação que rege o CIM-AMLAP e a formalização da licitação realizada com a empresa Vera Cruz Ambiental, dentre outras questões legais inerentes ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário.
Fonte: Daltro Emerenciano